Sejam Bem vindos

Tradutor

12 de setembro de 2014




Na tradição cigana damos um significado mágico a cada tempero , semente, erva ,vegetal ou frutos.
Cada alimento que ingerimos nos entrega um presente da natureza,uma dádiva da vida, conforme vemos a seguir... 

Alimentos que nos protegem a saúde: açafrão, alho, alecrim, batata, louro, hortelã, salsa, erva cidreira, erva doce.

Alimentos que trazem fertilidade: gergelim, arroz, laranja, cenoura, canela, alcaparras, trigo, coentro, uvas, manjerona, cravo da Índia.

Alimentos que trazem prosperidade: canela, arroz, coentro, camomila, amêndoas, erva cidreira, sálvia, laranja, ervilha, romã, salsa, arroz, feijão, lentilha, noz moscada, gergelim, fruta do conde, uvas.

Alimentos para manter a felicidade e o amor: alcaparras, cerejas, canela, maçã, beterraba, chuchu, erva cidreira, ervilha, maracujá, pêra e morango.
A noz moscada nos traz sorte, as uvas, a amizade e a sálvia nos dá sabedoria. O mel, o orégano, a mostarda, o cominho, a manjerona, a erva doce,o cravo da Índia, o alecrim e a aveia nos trazem paz e harmonia.
Alguns alimentos equilibram nosso corpo mantendo a saúde, como o mel, o limão, vinagre, cebolinha, a uva , a aveia, o tomate, o milho e o café.


O sal nos recorda os tempos amargos e difíceis, nos lembrando do sofrimento e das perseguições, fazendo com que agradeçamos sempre à Devel pelas coisas boas de hoje: o alimento na mesa, a alegria, a saúde, o ouro e o amor. 
Quem já passou dificuldades, sabe o valor de ter algo para por na boca, saciando a fome. 
E o povo cigano sabe bem disso!

Ah! O aroma e o delicioso sabor de um pedaço de Civiaco ,Kolako, ou Guibanitza, um prato com uma porção generosa de Olla Gitana, de Saxmas , de Salada Oriental acompanhando um pedaço dourado de Balô Sharô...


Optchá cozinha Cigana!

Escrito por Cezarina Macedo
Seg, 15 de Agosto de 2011 11:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário